APIs de Integração no E-commerce: o guia completo

30 de abril de 2024

Imagine poder vender seus produtos em diversos marketplaces sem precisar atualizar manualmente cada um deles? Com API 's de integração da Anbetec isso é possível.

Imagine poder vender seus produtos em diversos marketplaces sem precisar atualizar manualmente cada um deles? Com API ‘s de integração da Anbetec isso é possível e nos vamos te ensinar tudo sobre API’s de Integração no E-commerce: o guia completo.

Neste artigo, vamos explorar o que são APIs, sua importância, como funcionam e os benefícios que trazem para os negócios online, além de destacar alguns dos principais marketplaces que a Anbetec conecta ao e-commerce! 

APIs de Integração no E-commerce. O guia completo: O que são APIs e por que são importantes?

Antecipadamente, as APIs são conjuntos de regras e protocolos que permitem que diferentes softwares se comuniquem entre si. Elas fornecem uma maneira padronizada para que aplicativos e sistemas compartilhem dados e funcionalidades, facilitando a integração e a automação de processos.

Ainda mais, no contexto do e-commerce, as APIs desempenham um papel fundamental na integração de sistemas de gestão de estoque, sistemas de pagamento, sistemas de gerenciamento de pedidos e outras ferramentas essenciais para o funcionamento de uma loja online. 

Além disso, a Anbetec já havia identificado a necessidade de conectar o ERP Winthor TOTVS com diferentes plataformas de marketplace, favorecendo o dia a dia de quem vende on-line, indo desde a gestão de estoque e pedidos até a logística de entrega e pós venda. 

Da mesma forma, você sabia que os marketplaces representam mais de 61% das vendas no Brasil? Ou seja, em média, mais de 120 milhões de pessoas compram de forma online no país, daí a importância de ter um bom funcionamento de sistemas que comuniquem entre si. 

E mais: um estudo conduzido pelo Comitê Marketplace da ABAD em 2020, revelou que 31,97% dos empresários já adotaram o e-commerce em suas operações, utilizando principalmente o Infra.Commerce, enquanto 19,67% encontram-se em fase de implementação.

No entanto, uma parcela de 48,36%, ainda não aderiu a essa modalidade. Dentro dos 31,97% que já estão presentes no e-commerce, apenas 33% deles estão utilizando um sistema colaborativo de vendas. 

APIs de Integração no E-commerce: o guia completo. Como funcionam as APIs de integração no e-commerce?

Todavia, as APIs de integração no e-commerce funcionam permitindo que diferentes plataformas e sistemas troquem informações de forma automatizada e em tempo real. 

Por exemplo, uma API de integração entre uma plataforma de e-commerce e um sistema de gestão de estoque pode permitir que as informações de estoque sejam atualizadas automaticamente na loja online sempre que uma venda for concluída.

Ou seja, essa integração simplifica os processos operacionais, reduzindo a necessidade de entrada manual de dados e garantindo que as informações estejam sempre atualizadas em todos os sistemas conectados.

APIs de Integração no E-commerce: o guia completo. Os problemas de não ter APIs de integração no e-commerce

Antes de mais nada, a falta de APIs de integração pode resultar em uma série de problemas para os negócios online. Entre eles estão:

  • Ineficiência operacional: Sem integração automatizada, os processos operacionais se tornam mais lentos e propensos a erros, aumentando os custos e afetando a experiência do cliente.
  • Desatualização de estoque: Sem integração entre o sistema de gestão de estoque e a plataforma de e-commerce, as informações de estoque podem estar desatualizadas, levando a vendas de produtos indisponíveis.
  • Dificuldade em expandir para novos canais de vendas: Sem integração com marketplaces e outros canais de vendas, os e-commerces podem ter dificuldade em expandir seu alcance e alcançar novos clientes.

Principais marketplaces conectados por APIs

Existem diversos marketplaces conectados por APIs que oferecem oportunidades de vendas para os e-commerces. Alguns dos principais incluem:

  • B2List: Um marketplace brasileiro que oferece uma variedade de produtos em diversas categorias.
  • Infra.commerce: Plataforma de e-commerce que conecta vendedores e compradores em um ambiente online seguro.
  • Narwall: Marketplace global que conecta vendedores a clientes em todo o mundo, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços.
  • Becomex: Marketplace especializado em comércio exterior, facilitando o comércio entre empresas de diferentes países.
  • Vtex: Uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, que oferece integração com uma variedade de marketplaces e canais de vendas.

Anbetec e APIs de integração

Na Anbetec, entendemos a importância da integração para o sucesso no e-commerce. Por meio de nossas APIs de integração, conectamos e-commerces aos principais marketplaces do mercado, permitindo que eles ampliem seu alcance e alcancem novos clientes. 

Tudo isso é integrado ao Winthor TOTVS, proporcionando uma experiência de gestão completa e eficiente para os nossos clientes.

Com as APIs certas, negócios online podem expandir seu alcance, aumentar sua eficiência operacional e oferecer uma experiência de compra superior aos clientes.

Entre em contato com a Anbetec e saiba como podemos te ajudar a aumentar suas vendas e otimizar a gestão do seu e-commerce.

Outros posts

Imagine poder vender seus produtos em diversos marketplaces sem precisar …

Inadimplência na distribuição: como evitar e parar de ver os lucros sumirem? Leia o texto completo para descobrir!

O Web Summit Rio é o maior evento de tecnologia do país, e promete uma imersão no universo da inovação, conectando mentes brilhantes, empresas inovadoras e tendências disruptivas. Vem saber mais abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligamos para você!

Envie uma mensagem para nosso time!

Clique na imagem para resgatar seu voucher de suporte Winthor.